Theodor Holm Nelson | #history

“Before the personal computer, and before the Web, there was Theodor Holm Nelson, who almost half a century ago understood how computers would transform the printed page.”

“Antes do computador pessoal e antes da Web, houve Theodor Holm Nelson, que quase meio século atrás entendia como os computadores transformariam a impressa escrita.”

John Markoff – New York Times

Desde a década de 40, com a invenção do Computador, o homem têm buscado inúmeras maneiras de se conectar, comunicar e manipular o aparelho. Ao longo de muitos anos que traçam sua história, desde a invenção do computador até a mais recente das inovações do setor da tecnologia, algumas merecem atenção durante o curso da evolução da computação, entre elas está o conceito de Hipertexto, criado por Ted Nelson.

 Theodor Holm Nelson, também conhecido como Ted Nelson, é um filósofo e sociólogo nascido nos E.U.A. em junho de 1937. No início da década de 1960, ele criou o termo “hipertexto” e defendia o conceito de que o manuseio das interfaces pelo usuário deveria ser de fácil acesso e simplificada,  assim, independente do seu nível de conhecimento e familiaridade com o computador, qualquer pessoa poderia interagir e manusear o software.

Ainda com a idéia de se conectar, comunicar e manipular a máquina, o hiperlink, a possibilidade de navegar de uma página para outra, disponível com somente um clique, traz consigo o conceito de comunicação, o acesso a mais informação e a possibilidade de escolha, que gera a interação do usuário com o computador.  É tendo esse conceito de possibilidade de interação entre páginas e maior acessibilidade à informação desejada em mente, que surge a base do Projeto Xanadu, nomeado a partir do poema Kubla Khan.

Interface do Xanadu Space

Em 1974, Ted Nelson publicou suas idéias em um livro intitulado Computadores Liberais/Máquinas dos Sonhos e em 1981, lançou outro livro chamado de Máquinas Literárias.

A base conceitual de Nelson, serviu para o desenvolvimento do que hoje conhecemos como “WWW – World Wide Web”, criado por Tim Berners-Lee.

Com graduação pela Swarthmore College no curso de Filosofia em 1959, mestrado pela Harvard University em 1963 em Sociologia e doutorado pela Universidade de Keio, no japão, em Mídia e Governança, Ted Nelson atualmente é professor convidado da Universidade de Oxford, na Inglaterra e se dedica as áreas da computação e informação em diferentes interfaces.

Segue abaixo, entrevista dada para Le Cube, TV News francesa. Para download de outra entrevista dada em 2007, onde Ted sintetiza seus ideáis principais, clique aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s