BBS – Bulletin Board System | #history

Ao final da década de 70 e início dos anos 80, a possibilidade de acesso a algum tipo de programa ou aplicativo que pudesse conectar as pessoas e trouxesse interação com a troca de mensagens, compartilhamento de arquivos, fóruns para discussão e jogos, tornou-se realidade com o uso do Bulletin Board System, popularmente conhecido como BBS.

O próprio nome dado ao aplicativo nos remete a ideia a qual ele se baseia, Bulletin Board, no inglês, é um quadro de avisos, que junto com a palavra System, traz o conceito de interação.  BBS – dedicado ao compartilhamento ou troca de mensagens ou outros arquivos.

O primeiro BBS surgiu em 1978, criado por Ward Christensen e Randy Suess e ao longo dos anos alcançou seu auge por volta de 1996, com mais de 5000 somente nos EUA. Estima-se que haja atualmente, cerca de 75 BBS´s gratuitos por dial-up nos EUA.

Com uma interface de texto e muito simples, o acesso ao BBS era feito através de um cadastro e tinha por finalidade ser usado tanto para se divertir e interagir com outros usuários, quanto por empresas, no envio e troca de informações entre ela e os clientes e para próprio arquivo de informações de seus clientes.

O uso das BBS´s foi possível através do protocolo cliente-servidor Telnet, que permitia a comunicação entre computadores ligados a uma rede. Antes mesmo de existirem os chats em IRC, o Telnet já operava essas funções. Esse protocolo não é tão seguro quanto o SSH, pois os dados no Telnet não são criptografados.

Com a implementação do World Wide Web, de conexão mais rápida e protocolo mais seguro, as BBS´s foram sendo deixadas de lado, mas mesmo assim, permanecem como parte fundamental na história da evolução da Mídia Social.

Segue abaixo vídeo do “Crazy Paradise”, um BBS alcançado através de Telnet.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s